sexta-feira, 29 de maio de 2009

Visita à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - Jardim da Presa - Adaúfe

De forma a operacionalizar o Projecto Curricular da EB1/J.I da Presa e a intencionalidade educativa do Plano Nacional de Leitura, os alunos deste estabelecimento de ensino realizaram no passado dia 6 de Maio uma visita à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva em Braga. Foram vivenciados momentos de grande entusiasmo e animação durante a audição de histórias, canções e adivinhas, nas quais tiveram oportunidade de participar e de interagir em grande grupo.

Aqui fica o registo deste relevante acontecimento.



Dançar na Escola





Mais fotos - clicar aqui

Já agora podem recordar as fotos do ano passado - Clicar aqui

Formação CAAF

A Equipa de Apoio às Escolas do Alto Cavado (EAEAC) em parceria com este Agrupamento, está a realizar uma acção de Formação para as monitoras da Componente de Animação e Apoio à Família (CAAF) dos Jardins de Infância e EB1, no âmbito da Formação Modular:

Técnicas de Animação – Acompanhante de Crianças, tendo como principais objectivos:

-Contribuir para o desenvolvimento da formação pessoal e social da pessoa do animador;
-Sensibilizar para a realidade da Criança, para as suas características e necessidades de desenvolvimento;
- Preparar os animadores para a aplicação de algumas técnicas de animação lúdica;
-Proporcionar informação sobre os princípios pedagógicos e organizativos do estabelecimento educativo;
-Sensibilizar para um bom funcionamento na base da cooperação e do sentido da responsabilidade.Esta Formação está a ser realizada nas instalações do Centro Cívico de Palmeira, de Abril a Julho, com a duração de 50h, duas vezes por semana.

No fim da Formação, aos formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Qualificação.



Posted by Picasa

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cortejo Romano





Mais fotos - clicar aqui

Vamos "azulejar" - Escola da Boavista -Crespos

No mês de Maio, as turmas da E.B.1 de Boavista - Crespos foram à Câmara Municipal de Braga participar na actividade “Vamos azulejar”. Quando chegámos à Câmara Municipal de Braga, fomos para uma sala antiga, feita de pedra. Lá, três senhoras apresentaram a actividade. Começámos por ver um vídeo sobre a restauração dos azulejos. Ficámos a saber que quando os azulejos se partem podem ser restaurados. Este é um trabalho muito difícil de fazer e demora bastante tempo, pois é necessário o trabalho de várias pessoas. Seguidamente vestimos umas batas brancas para podermos trabalhar sem nos sujarmos. Pediram-nos para fazermos um desenho sobre o tema “A Natureza”. Foi feito um esboço numa folha de papel branco, passámos este desenho para o papel vegetal e decalcámos no azulejo com a ajuda da “boneca” (a boneca é uma corda entrelaçada que ajuda a passar o desenho para o azulejo). O azulejo foi pintado com giz próprio.




Mais fotos - clicar aqui

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Actividade jardinagem EFA Básico

Os alunos da turma EFA B3 - 9.º ano - realizaram uma actividade intitulada "Reflorestar o jardim da escola".
Após terem efectuado o tratamento da terra/solo, reflorestaram partes do jardim da escola com algumas das seguintes plantas:
um limoeiro, dois troncos da felicidade, azálias, hortências, sardinheiras, betúnias, etc. Procederam, também, ao embelezamento de algumas
floreiras existentes na escola.
A turma aproveita para apelar à preservação do espaço reflorestado e dos espaços verdes em geral.Mais fotos - clicar aqui