terça-feira, 26 de novembro de 2013

Exposição de António Guladas - de 22 de novembro a 14 de dezembro de 2013

Está patente na Escola Secundária Sá de Miranda uma exposição de António Guladas até ao dia 14 de dezembro de 2013.
Esta exposição, da série NOMEADOS, resultou de um processo de trabalho criativo e imaginativo de atos e ações em que assumem relevância gestos, poses e aparências fixadas no tempo. Retidas na memória, as imagens, a preto e branco, conjugam-se com fragmentos do real, num processo de resolução de questões de natureza estética e ideológica com que ele se depara.
Para o artista, é como se o ar fosse composto de formas reais e surreais, unindo-se ao universo na prática da linguagem plástica.
António Guladas participou em projetos de cenografia e na ilustração literária, desenvolve escultura clássica e colabora nos jornais da região.
Realizou mais de vinte exposições individuais em várias localidades do país e participou em várias exposições colectivas e bienais em Braga, Vila Real, Guimarães, Famalicão, Gondomar, Porto, Nazaré, Estoril, Vigo, Corunha e Clermont-Ferrand. Expõe colectivamente desde 1978.
António Guladas exerce actividades de docência, orientação pedagógica e artística na Escola 2, 3 de Palmeira do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda.

Fotos da inauguração:

Dia Nacional da Cultura Científica

O dia 24 de novembro é o dia em que se assinala o aniversário do nascimento de Rómulo de Carvalho e em que se comemora o Dia Nacional da Cultura Científica. Este dia foi instituído em 1997 e com ele se pretendeu homenagear a brilhante carreira do professor, investigador, autor de manuais escolares e poeta, neste caso sob o pseudónimo de António Gedeão.

Os alunos de Física e Química do Agrupamento de Escolas de Sá de Miranda associaram-se às comemorações nacionais realizando trabalhos de divulgação científica que aglutinaram numa bonita exposição. Esta atividade insere-se no Plano Anual de Atividades de 2013/2014 e é com muito gosto que a divulgamos a toda a comunidade educativa e a felicitamos como um bom exemplo de trabalho cooperativo e de expressão da criatividade dos nossos alunos.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Parlamento dos Jovens


A Escola aderiu ao programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do 2.º e do 3.º Ciclos do ensino básico e secundário.

Esta iniciativa tem, entre outros, os seguintes objetivos:

·         Incentivar o interesse dos jovens pela participação na vida cívica e política;
·         Desenvolver a capacidade de argumentação na defesa de ideias com tolerância e respeito pela escolha da maioria.

O referido programa desenvolve-se ao longo do ano letivo, em três fases.

A primeira fase do programa decorre na Escola, de acordo com o calendário definido na tabela seguinte.


Apresentação de Candidaturas em listas -

 15 de novembro de 2013
Debate
 16 de dezembro de 2013
Campanha eleitoral
De 6  a  10 de janeiro de 2014
Eleições para a Sessão Escolar
14 de janeiro de 2014
Sessão Escolar
20 de janeiro de 2014

Nesta primeira fase de campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens, os interessados devem apresentar as listas de candidatura até ao dia 15 de novembro. Podem formar lista os alunos do 3.º ciclo. Estas devem integrar 10 elementos efetivos (candidatos a deputados) e apresentar até três medidas de intervenção no âmbito do tema “ Drogas- Evitar e Enfrentar as Dependências”

No dia 16 de dezembro, terá lugar uma sessão pública, na escola, para debater o tema. Após a campanha eleitoral, realizar-se-ão as eleições para a Sessão Escolar, onde serão eleitos os deputados que representarão a escola na Sessão Regional.

Todos os alunos do 2.º e do 3.ºciclos têm a qualidade de eleitores devidamente “recenseados” na Escola E.B. 2/3 de Palmeira, pelo que devem participar com civismo nas eleições marcadas para o dia 14 de Janeiro de 2014, para eleger os Jovens candidatos à “Assembleia Jovem da República”. No ato da eleição, devem apresentar o cartão de estudante.

Votar – um direito, um dever cívico. Participa!


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Tomada de posse Associação Estudantes

A tomada de posse da Associação de Estudantes da E. B. 2,3 de Palmeira teve lugar na Biblioteca da Escola, no dia 31 de Outubro, pelas 10 horas.
A cerimónia contou com a presença de Delegados de turma, de elementos dos Órgãos de Gestão da Escola, professores, entre outros.
Feitas as devidas apresentações e respetivos discursos, os estudantes fizeram o juramento e assinaram o auto de posse para o ano letivo 2013/2014.
A composição da Associação de Estudantes é a seguinte:
Direção:
Presidente: Bruna Pereira
Vice-Presidente: Daniela Duarte
Secretário: Tiago Meireles
Tesoureiro: Pedro Ferreira
Vogal: Rui Faria
Conselho Fiscal
Presidente: Luísa Gonçalves
Secretário: Rodolfo Veloso
Relator:  Alexandre Rocha