domingo, 24 de abril de 2016

Descobrir o Kamishibai

As escolas do primeiro ciclo receberam a professora e ilustradora Susana Leite que, no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, se deslocou às escolas para falar sobre as histórias e as suas ilustrações.
No seguimento desta temática a mesma apresentou a história  E Tu, Gostas de Histórias?, da qual é ilustradora, utilizando para o efeito o método japonês Kamishibai.








 

sábado, 23 de abril de 2016

Animação no Nova Arcada

Por antecipação à realização da 13ª edição da “Braga Romana: Reviver Bracara Augusta” – evento que pretende recriar o universo romano e que decorrerá de 25 a 29 de maio, no centro histórico de Braga – o Centro Comercial Nova Arcada realizou  no dia 23 de abril (sábado) um cortejo, que contou com a dinamização e participação dos alunos da escola de Palmeira. Realizou-se ao longo do Centro Comercial um desfile que integrou três porta estandartes, atuação do Tambombo e o momento que assinala o corte imperial do Imperador Augusto.
No final os alunos do 2.º ciclo apresentaram danças de época.












sexta-feira, 8 de abril de 2016

Escola de Palmeira na Imprensa

Correio do Minho, 8 de abril de 2016

Um grupo de alunos da turma Percurso Vocacional A da Escola Básica de Palmeira adotou como tarefa a limpeza de um troço do Ribeiro do Pinheirinho localizado no limite das freguesias de Palmeira e Adaúfe. Os resíduos recolhidos na tarde do dia 08 de abril foram entregues à AGERE para posterior tratamento.
Esta ação, além de fomentar a interação entre os alunos, tornou-se uma excelente promoção de boas práticas ambientais e de sensibilização dos participantes e de toda a comunidade escolar

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Visita de estudo ao Eco Parque da BRAVAL

No dia 15 de março realizou-se a visita ao Eco Parque da BRAVAL com a participação de todas as turmas do 8.º ano. Esta atividade foi organizada pelo departamento de Ciências Experimentais e tinha como principais objetivos: possibilitar o conhecimento de diversas aplicações das Ciências Físico-Químicas e Naturais; reforçar a necessidade de uma utilização racional dos recursos naturais para um desenvolvimento sustentável das populações humanas e consciencializar para a importância do trabalho em equipa.
Durante a visita, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o processo de triagem e separação de resíduos sólidos, a produção de biogás e biodiesel, e a ETAL (Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes).
Junto dos técnicos responsáveis pela visita guiada, os alunos puderam esclarecer as suas dúvidas sobre todo o processo de tratamento dos resíduos produzidos no seu dia a dia.